

Fundada em 1972, em Belo Horizonte, como escola infantil, a escola Balão Vermelho cresceu ao longo dos anos e, em 2018, inaugurou o Colégio Mangabeiras Parque, uma continuidade de seu projeto pedagógico, dedicado ao Ensino Médio. Para dar suporte ao desenvolvimento do projeto, o Colégio Mangabeiras contou com a expertise da Escola Parque, referência no ensino construtivista, no Rio de Janeiro. O projeto do novo Ensino Médio na Balão Vermelho, viabilizado pela Bahema Educação, conta também com a participação do Centro de Formação da Vila, que desempenha papel fundamental na formação continuada da equipe do novo segmento em Belo Horizonte.
O Ensino Médio era uma demanda dos pais de alunos da Balão Vermelho, que esperavam dar continuidade à formação de seus filhos em uma escola na qual confiavam e acreditavam no projeto pedagógico. A parceria entre as escolas, ambas do Grupo Critique e fundadas no princípio construtivista, levou à construção de uma proposta pedagógica moderna e inovadora, inspirada na experiência da Escola Parque, mas que mantém o modelo e as características da Balão Vermelho.
1 Comentário. Deixe novo
Há muito tempo acompanho a luta de profissionais da educação apaixonados pelo que fazem, tentando transformar o sistema educacional. No entanto, alguém que nasceu com o dom de promover pessoas através da educação, obviamente não tem as habilidades de um empresário. Este casamento, na minha opinião, foi perfeito. Os profissionais competentes, extremamente sensíveis e dedicados a missão de promover a educação não precisam se preocupar em viabilizar economicamente a escola.
O Brasil precisa de mais pessoas que acreditem em uma educação descente e construtiva.
Parabéns ao grupo Bahema e a equipe do Balão Vermelho!
Que o Colégio Mangabeiras Parque seja um exemplo a mais para que nossos governantes possam, também, acreditar e investir em um sistema educacional onde todos tenham acesso a uma escola de verdade.