

Um dos propósitos do Critique é promover trocas de experiências e conhecimentos entre as escolas do Grupo e, assim, fomentar a produção de conhecimento por meio da investigação da prática escolar.
Em maio e junho deste ano aconteceram os primeiros encontros do programa de Residências Curtas do Critique. A proposta para o projeto surgiu durante o 1º Encontro Interescolas, realizado na Escola da Vila em 2017.
A partir de então, equipes de cada uma das Escolas Critique desenvolveram uma lista de interesses de aprendizagem e outra lista de ofertas de ensino e compartilhamento. Ao longo do ano, cada escola vem enviando duas duplas de professores ou coordenadores para conhecer determinadas áreas e segmentos das escolas parceiras.
O primeiro intercâmbio de experiências do programa Residências Curtas aconteceu nos dias 11, 12 e 13 de junho de 2018, na Escola Balão Vermelho, em Belo Horizonte. “Fomos conhecer e entender como a escola comunica o trabalho desenvolvido para as próprias crianças e para famílias”, explicou Claudia Ruas, gestora pedagógica da Educação Infantil da Escola Parque. “Foi uma residência participativa. Acompanhamos tudo na prática, participando de reunião de pais, reunião preparatória de professores e ajudando as orientadoras na revisão da documentação”, completou. Foram três dias de imersão no cotidiano da escola. “Já voltamos cheias de ideias!”, concluiu.
No final de agosto, Claudia e Viviane Monteiro, orientadora Pedagógica da Parque, estiveram em São Paulo, na Escola da Vila, para tratar do mesmo tema – ‘Documentação pedagógica e como tornar a aprendizagem visível: diversidade de registros e a comunicação de processos para crianças e para famílias’.
‘Avaliação: processos e instrumentos de trabalho’ foi o assunto da Residência Pedagógica de Kátia Fiúza e Julianan Fenelon, tutoras Pedagógicas da Escola Balão Vermelho, na Escola da Vila, em São Paulo. Marcia de Assis Fonseca, tutora Pedagógica, e Tucha Catão, professora da Educação Infantil, ambas da Balão, trabalharam com o tema ‘Como tornar a aprendizagem visível’.
Veja também:
Vídeo: Claudia Ruas e Viviane Monteiro, da Escola Parque, falam sobre a experiência das residências
Vídeo: Residência na Escola Balão Vermelho inspira Escola da Vila