

Alunos do 9o ano de duas escolas do Critique – Escola da Vila (SP) e Escola Parque (RJ) – visitaram, no final de outubro, o Projeto Sirius, o acelerador de partículas brasileiro. Quarenta alunos de cada escola tiveram a oportunidade de conhecer de perto o LNLS (Laboratório Nacional de Luz Sincroton), em Campinas, São Paulo, que abriga o Sirius. Os estudantes visitaram ainda o CNPEM – Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, e participaram de diferentes atividades: visitaram as obras do SIRIUS, assistiram à palestra sobre o CNPEM e conheceram o UVX e demais laboratórios. Em março de 2019 é a vez de o projeto receber os alunos da Escola Balão Vermelho/Colégio Mangabeiras Parque, de Belo Horizonte.
O Projeto Sirius será a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no Brasil e uma das primeiras fontes de luz síncrotron de 4ª geração do mundo. Ele foi planejado para colocar o Brasil na liderança mundial de produção de luz síncrotron, reunindo diversos laboratórios em um.
A visita deste ano, planejada pelos professores de física Vítor Acioly (Escola Parque), Fabiana Beghini (Colégio Mangabeiras Parque), Ana Cristina Granado e Alexandre Coelho (Escola da Vila), marca o início de uma série de iniciativas conjuntas entre as escolas do Critique e um olhar especial para as ciências e a física moderna, com projetos que despertam o interesse dos jovens pela área. A ideia é “motivar os alunos a desenvolver interesse pelas novas ciências, encontrar mais sentido no que vêm em sala de aula e, em última instância, incentivar a formação de futuros cientistas”, explica o professor Vítor.
Além do Projeto Sirius, quarenta alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio da Escola Parque visitaram este ano também o Centro Europeu de Pesquisas Nucleares, o CERN.
O gestor da Escola Parque, Carlos Alberto Nascimento, lembrou da importância de uma iniciativa de valorização da cultura científica nas escolas. “Em um momento em que a política desvaloriza a ciência e a pesquisa nacional, estamos incentivando o interesse das crianças e jovens pela ciência, em projetos de visitas a grandes centros científicos, como o CERN e o Sirius”, afirmou. De acordo com uma pesquisa sobre a percepção pública da ciência e tecnologia no Brasil, publicada em 2015 pelo Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), 61% dos brasileiros têm interesse em assuntos relacionados à ciência e tecnologia, mas a maioria não vê o Brasil como um produtor de conhecimento científico.
Na primeira semana de novembro, os alunos da Escola Parque participaram da cerimônia de encerramento dos projetos CERN e Sirius, com a entrega de certificados aos alunos que participaram das aulas de Física e da preparação para as aulas de campo.
Blog da Vila: Saiba mais sobre a visita da Escola da Vila ao projeto Sirius
Alunos e Professores da Escola da Vila falam sobre a visita
Veja o que os alunos da Escola Parque acharam da experiência:
Visita ao Sirius – Depoimento dos alunos
Os alunos do 9° ano, das unidades Barra e Gávea, estiveram em Campinas e conheceram o CNPEM – Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais. Atividade faz parte do Projeto Sirius. 💡📚#ProjetoSirius #física #Ciência #EscolaParque #Barra #Gavea
Posted by Escola Parque on Friday, November 9, 2018