

Por Grupo de Escolas Critique
Senhor Ministro da Educação,
Nossa longa e ampla experiência na escola nos impele ao dever de contribuir para a atual discussão sobre a educação escolar brasileira. Precisamos começar por esclarecer que o problema de nossas escolas não são ideologias de esquerda em sala de aula, mas a incapacidade do sistema de conseguir que os alunos aprendam. São muitas e complexas as razões que trouxeram a Educação Básica aos péssimos resultados que se repetem há alguns anos. Mas, certamente, entre as muitas principais delas, não estão ideologias de esquerda. Antes podemos nos lembrar da ausência de apreço que se tem, no Brasil, pela escola e a pouca valorização que se dá ao professor, à sua ação e formação. Para citar apenas duas bastante relevantes.
A insistência em enfatizar problemas ideológicos serve apenas para desviar o foco do problema real e prejudica o aprimoramento da educação escolar, tão essencial para que o país se torne viável. A Educação Básica é um problema nacional importante e grave demais para que se reduza a acusações a pretensas maquinações de esquerda.
Considerar que a escola ensina e a família e a igreja promovem a educação moral é uma opinião desatualizada, pois o desenvolvimento moral é inseparável do desenvolvimento intelectual, e a educação das crianças não se limita a memorizar informações e fatos. O conhecimento existe em um contexto, numa abordagem que, necessariamente, envolve o desenvolvimento emocional, social, intelectual, moral e físico do aluno.
Confundir educação moral – que tem como objetivo construir a autonomia do sujeito – com moral religiosa obscurece o conhecimento e relega a aprendizagem a uma pedagogia transmissiva obsoleta.
Aguardamos de Vossa Excelência um projeto coerente, fundamentado, lógico e sensato para enfrentar as dificuldades da nossa educação escolar que precisa cumprir sua função de garantir que as novas gerações compreendam e contribuam para o aperfeiçoamento da sociedade.
Não concordamos que – num país em que muitos alunos não chegam a aprender a ler – se tenha como meta principal vigiar professores e criar Conselhos de Ética, nas escolas, para “zelarem pela “reta” educação moral dos alunos”. Excelência, escola é lugar de falar de alfabetização, comunicação, pensamento lógico, científico, humanidades, moral, tudo o que fundamenta o acervo cultural da humanidade. O pensamento moral implica transformação interna do sujeito, que se constrói discutindo ações e conhecimentos, e não com punição e obediência.
No texto “Um roteiro para o MEC”, Vossa Excelência se preocupa com “uma estrutura armada para desmontar valores tradicionais da nossa sociedade, (…) da família, da religião, da cidadania, em suma, do patriotismo”. Asseguramos que o que existe, de fato, é a dificuldade de aprender dos alunos. Para tanto, os professores não necessitam de vigilância, mas de formação e de valorização.
Alertamos que a Escola sem Partido, que Vossa Excelência considera “uma providência fundamental”, não está atualizada com as pedagogias contemporâneas, discutidas e estudadas em todos os países do mundo que se preocupam com formar gerações que consigam interpretar a realidade, em sua complexidade, para lidar com as transformações radicais decorrentes do mundo digital.
A acusação de que supostas ‘educação de gênero’ e ‘ideologia marxista’ estão infiltradas na escola soa como um discurso anacrônico que remete aos anos da guerra fria no século 20. E é, mais uma vez, um deslocamento da questão realmente grave que é a da dificuldade de tornar as crianças e jovens brasileiros aprendizes eficientes e preparados para os desafios do mundo atual.
O Brasil precisa se educar para o novo mundo, criado pelas novas tecnologias, com questões demasiadamente desafiadoras para a humanidade. Não há tempo a perder com convicções vetustas que parecem ignorar que a humanidade foi capaz de levar o homem à Lua, que é capaz de manipular genes, descobrir curas para doenças, inventar máquinas que facilitam a vida, tudo isso porque a espécie humana é dotada de mentes curiosas, criadoras e inventivas. Essa capacidade de pensar, discutir, refletir e trocar conhecimento trouxe a humanidade até aqui. Cercear essa capacidade é preocupante e, mais ainda, se nossa educação básica é sabidamente ruim, com menos discussão, troca e reflexão certamente não vai melhorar.
Quanto ao exame do Enem, Senhor Ministro, a prova não é elaborada por pessoas mal intencionadas que desejam prejudicar jovens. Não, pelo contrário, a prova é construída por professores que tentam ligar o conhecimento a diversos contextos, que é o que se busca hoje na educação escolar. Quando Vossa Excelência diz que a “prova tem que avaliar realmente os conhecimentos. O aluno não pode ter medo de levar pau” não é claro como Vossa Excelência significa o conhecimento. Para nós, conhecer é conseguir aplicar o conhecimento em diversas situações, é estabelecer relações entre os saberes, é saber usar na vida o que se aprendeu. Não consideramos que conhecimento são conteúdos memorizados e descontextualizados. Quanto ao receio de o aluno de ser reprovado deve-se à má qualidade da educação escolar e não a intenções perversas de quem corrige as provas.
Senhor Ministro, sua biografia informa que é autor de mais de 30 obras e professor emérito da Escola de Comando do Estado Maior do Exército. Também é mestre em pensamento brasileiro pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ); doutor em pensamento luso-brasileiro pela Universidade Gama Filho; e pós-doutor pelo Centro De Pesquisas Políticas Raymond Aron. Com tanto lastro intelectual, é difícil acreditar que V. Excia considere a Escola sem Partido “providência fundamental”. Afinal, é um grupo de amadores, que carece de saberes básicos sobre educação, e que divulga fantasias sobre influência de partidos políticos sobre estudantes dentro de escolas de Ensino Fundamental e Médio. Com tanto embasamento cultural, esperamos que Vossa Excelência não aceite esses ataques ao conhecimento.
Concordamos com sua opinião de que “doutrinação não é boa para o aluno, nos primeiros anos, no ensino básico, fundamental”, mas vamos mais longe: doutrinação não é boa nunca. O que forma a consciência cidadã é a discussão e a dúvida, o que é muito diferente de reprimir a expressão e incentivar a denúncia, ação altamente deseducativa do ponto de vista moral.
Falar sobre gênero, senhor ministro, é falar de um conceito moral muito mais amplo, que abrange ideais de respeito e aceitação do outro, essenciais para o convívio. Todos têm a liberdade de ser como são, sem moldes determinados. Isso é respeitar o indivíduo, sem regulamentação do que ele é por decreto, numa interpretação oposta a que Vossa Excelência manifestou numa entrevista.
Saber que planeja melhorar as condições do ensino, nas escolas municipais, para “resgatar a qualidade do nosso ensino” é alvissareiro, porém ficou faltando esclarecer como isso será proposto e realizado.
Como educadores que dedicaram sua vida profissional à escola, pedimos que Vossa Excelência não permita que o país entre numa rota de retrocesso, a partir da instituição escolar. Para assegurar a laicidade da educação, como prevista na constituição brasileira, pedimos que não deixe que a exploração da credulidade dos despossuídos, por meio da religião, se imiscua no processo da educação escolar. O conhecimento e a cultura são patrimônio de um país. A arte atravessa a História da Humanidade e é expressão de civilização, que não pode ser demonizada.
E, com sua formação, Vossa Excelência sabe que criacionismo e darwinismo não são histórias equivalentes para serem objeto de opção. Crença e conhecimento são coisas muito diferentes. Uma é fé, e outra é ciência.
Até aqui, senhor ministro, suas declarações deixaram a desejar. Ainda aguardamos um plano criterioso que assegure a aprendizagem que vai preparar nossas crianças e jovens para enfrentarem, entre outros muitos desafios, o aquecimento global, as mudanças climáticas, as questões éticas da manipulação genética, da inteligência artificial, e os muitos problemas ainda desconhecidos, mas que sabemos que virão com a transformação cada vez mais rápida da realidade.
Atenciosamente,
Grupo de Escolas Critique
164 Comentários. Deixe novo
Excelente! Apoio veementemente o conteúdo dessa carta. Espero que o ministro possa ler e considerar
Parabéns pela iniciativa dessa resposta ao Sr ministro da educação! Parabéns pelo belo texto! Bem escrito, coerente e diz muito bem o que é Educação! Me representa!!
Esse é o conceito! Muito me orgulha ter minhas netas nessa escola!
Um texto muito coerente! Ótimos argumentos na defesa da educação brasileira!!!!
Parabéns, pelo texto. Embora não acredite que haja diálogo com essas pessoas, precisamos lutar.
Excelente texto
Resgata de modo adequado a problematica da educação basica entre nos
Excelente texto
Excelente critica
Excelente,pq esclarece a esse cidadão naquilo que ele precisa saber para opinar e agir com conhecimento de causa e não sair criando critérios e julgamentos de acordo com seu ponto de vista,não se opina sem conhecimento,pois isso sim é leviano e sem fundamento!
Respeitem os estudantes e professores e lhes dêem melhores condições de aprendizado e trabalho!
É desse respeito,que as escolas estão precisando e não de perseguição provocadas por idéias miranolantes de mentes doentes!
Texto excelente concordo plenamente, sou educadora e estou indignada com os retrocessos aviltantes de bando de ignorantes da escola s partido.
Texto muito bom. Merece ser lido por todos nós e encaminhado a todos os brasileiros
Obrigada por apresentar excelente texto que tão bem representa o meu pensamento. Sou professora há 25 anos e compartilho das ideias expostas. Que o ministro da educação possa nos representar buscando a melhoria real da qualidade de ensino e não evocando retrocessos e partidarização. Precisamos dar atenção aos problemas da má alfabetização e da falta de valorização dos professores. Que não desviemos o que de fato compromete a melhoria da educação.
Muito bom e providencial essa carta parabéns pela iniciativa.
Sou educadora e atualmente estou como diretora de uma escola no norte de Minas Gerais. Quero parabenizar ao grupo pela brilhante reflexão. Espero que nós educadores posamoa nos unir em busca de uma educação melhor e que responda aos apelos e necessidades de nossa sociedade tão faminta de conhecimento.
Maravilhoso o texto! Parabéns! Fiquei mais uma vez orgulhosa de fazer parte da equipe pedagógica de uma escola que pertence ao grupo Critique.
Texto perfeito!
Muito bom! Excelente, cansamos de bradar estas afirmações e alertar a sociedade. Não sei nos ouviram do alto de suas prepotência.
Parabéns pelo texto claro e direto.
Lucidez e conhecimento define este texto! Espero sinceramente que a politicagem de esquerda nem direita , poluam um texto tão esclarecedor ; que o utilizem como parâmetro ! Parabéns !
Perfeito.
Amei amei amei amei. Orgulho resume!
Como professora quero me posicionar a favor de uma educação de qualidade.
Obrigada pelo excelente texto! Era o que precisava ler, pois ainda estou chocada com as muitas declarações vindas da equipe do atual presidente. Como professora por mais de 25 anos, e lutando sempre por uma educação melhor, em termos de verbas e consequentemente melhores salários, melhores condições de trabalho e capacitação para os professores.
Nem tenho mais nada a dizer. Acabei de ler uma carta, das mais lindas, inteligentes e significativas que já li.
Espero que chegue às mãos da autoridade maior da educação no Brasil.
Abç.,
Norma Monico
Posicionamento mais que necessário. Não permitiremos retrocessos. Somos humanos, validemos nossa capacidade intelectual, nossa liberdade de pensamento. Mais cultura, conhecimento, estudo, é o que precisamos de fato. Educação pensada com respeito e comprometimento com a vida humana.
Excelente!!!! Concordo plenamente
Excelente texto. Vocês foram extremamente felizes em dissecar as graves questões que esse projeto nefando que o atual governo federal tem para a educação. Faço as suas palavras as minhas. Obrigado
Excelente carta. Lúcida, verdadeira.
Apóio.
Excelente iniciativa
Parabéns
Parabéns pela clareza e coragem. Oxalá outros segmentos da sociedade brasileira sigam o exemplo e se posicionem a respeito de várias questões mal colocadas pelo governo que se inicia.
Excelente reflexão!! Não podemos deixar o amadorismo arruinar a educação brasileira. Uma educação de qualidade se alcança com respeito aos professores, salário decente e boas condições materiais e humanas de trabalho. E isso não aparece na pauta de discussão do nosso atual ministra da Educação.
Grata ao Grupo Critique, pela posição em favor de uma educação libertadora, sólida e em conformidade com o século XXI. Obrigada por não se calarem, por mostrarem que, não só, acreditam no que fazem, mas sabem como fazer, o por que e aonde querem chegar. Fica meu abraço e apreço.
Cláudia Rodrigues
Parabéns pelo excelente texto!
Excelente!!!! Parabéns!
Parabéns! Por vocês terem essa visão em relação à educação, espero que o atual ministro da educação tenha sensibilidade e apoie esse manifesto
Parabéns! Eu como professora me emocionei ao ler esta carta aberta direcionada ao Sr. Ministro da Educação. É disto que o país precisa, o medo de retrocesso está no meu rosto e dos meus colegas de profissão. Teremos de ser resistência sim e não deixaremos que a educação dos nossos queridos alunos venham a decair devido a um governo arcaico e preconceituoso no qual estamos vivendo. Parabéns Escola Critique por ser a primeira e por dar voz a milhares de nós que estamos nos sentindo fracos neste momento onde a agressividade se tomou conta deste país. Obrigada!
Que carta linda. Amei. Sou Educadora de Escola Pública r acredito que a diversidade de pensamento, o debate saudável e a chave do sucesso da educação.
O ministro participa de um grupo que não consegue entender metade dos conceitos insertos nesta carta, infelizmente. Entramos numa área sinistra, jamais imaginada, da história nacional. Resta resistir. Parabéns pela iniciativa!
Eu chorei lendo a carta. Parabéns! Me da uma enorme tristeza ver esse pais nas mãos de loucos ignorantes e mal intencionados.
uma voz de outras vozes necessárias para mudar o curso do Rio da medio
cridade reinante nas propostas de governo destes malucos q mais parecem um dirigível querendo explodir o Brasil inteiro dentro reagir com a sabedoria o conhecimento dos educadores pensadores e suas experiências no laboratório de ensino aprendizado educação valeu
Excelente! Bom seria que a rede pública estadual e federal também se manifestasse. O desmonte e perseguição a Paulo Freire veio com a ditadura na década de 60. Estamos mais uma vez repetindo com este governo um retrocesso que revela o medo da democratização que têm governos autoritários. Ataque a professores em nome de melhoria do ensino! Combate a ideologia com ideologia do retrocesso!
UAU!!! Finalmente uma voz de peso se levanta e coloca os pingos nos is.
Texto mto bem escrito e fundamentado.
Tomara que milhares de pessoas leiam.
Essas palavras parecem ter traduzido todas minhas angústias como educadora. Obrigada pela coragem e compromisso com a educação.
Espero sinceramente que nossas autoridades reflitam sobre o que está escrito neste texto. Este país enorme e tão diverso não pode retroceder e intencionalmente misturar fundamentalismos religioso e educação. Parabéns ao grupo de escolas
Achei perfeita a colocação e concordo plenamente com que foi dito. Parabéns.
Parabéns às escolas pelo texto lúcido e pertinente.
Como professor me sinto contemplado com a carta aberta que os profissionais do Grupo Critique redigiu. Temos problemas mais profundos que o pretenso medo da esquerda (pensamento muito ultrapassado, velho e empoeirado) que em nada contribuirá para o avanço da educação no Brasil.
Excelente artigo! Perfeito!
Perfeita a contextualização e o posicionamento. Belíssima contribuição no debate para evitarmos que a educação do povo brasileiro piore ainda mais com as ideias retrógradas que este novo governo está sinalizando logo no seu início.
Excelente iniciativa, que deve ser seguida por outros muitos setores aos diversos ministros que compõem esse governo. Muito bem escrita, lava a alma de quem é educador e está assustado com o rumo que a história desse país está tomando. Obrigada!
Parabéns! Uma carta clara, com pontos a serem discutidos em todos os âmbitos do ensino fundamentail e médio. Vamos nos unir para enfrentar a “nova era” da educação.
Fantástica a iniciativa das escolas sobre a proposta governamental de Escola sem Partido, é um retrocesso e quem é a favor são pessoas desprovidas de conhecimento filosófico, científico contemporâneo. Feliz em ler esse posicionamento claro. Verdadeiro de quem conhece a nossa realidade pq milita nessa área. Parabéns!!
É preciso continuar essa discussão e envolver toda a sociedade em uma batalha vital para o país
É assim mesmo: com argumentos ponderados e firmes.
Mais sugestões
Muito Mais pessoas se colocando
E mais informações para esse senhor ministro
Eu quero acreditar…mas está difícil.Não vi nenhum político dizendo que construiria escolas para reduzir o número de alunos,formar ou designar professores especialistas ,a maioria dos municípios ainda atribui as aulas de arte,Ed.Fisica,novas tecnologias,ao professor polivalente, que já dá conta de Português, Matemática, ciências, História e Geografia.Professor compra folha de sulfite, lápis,tira cópias em casa,etc.Trabalha 2 períodos(+- 61h/semana) e depois em casa para dar conta da burocracia,do planejamento.Esse discurso de doutrinação não agrega ,desmotiva ,desmerece e humilha quem realmente faz o impossível para ensinar e garantir a educação a todos ,os professores.
Achei excelente a carta e creio que deveriam difundi-la depois de corrigir o português. “o problema …não são..? “. É coisa boba mas não é bom facilitar as coisas para os adversários.
Extraordinário! Parabéns pela iniciativa.
Texto fantástico. Têm meu total apoio
Texto muito sensato e coerente com
as ideias atuais da educação mundial.
Obrigado! Uma nação não se desenvolve sem produzir inovação científica! Caso contrário ficaremos eternamente sob domínio do “desconhecido”
Muito bem 👏👏👏👏
Argumentos perfeitos! Se pudesse, assinava embaixo!
Lúcia Thomaz ( Escola Alfa- Macae-RJ
Lúcido, claro, coerente, consistente e esclarecedor, tudo que precisamos em um cenário de tantos enganos.
Parabéns por este rico texto.Vou divulgar!
Como educadora da rede pública municipal de São Paulo, na disciplina de Geografia, sinto-me também representada por essa carta. Agradeço a seus autores por expressarem com tanta clareza e coerência as inquietações que compartilho com meus pares.
Excelente texto!
Muito bem posto. Para o bem de nossas crianças desejo do fundo do meu coração brasileiro, que a educação centrada no desenvolvimento do indivíduo como ser integral seja a prioridade primeira e essencial dos governantes, dos pais e educadores, enfim de toda a sociedade.
As escolas precisam mesmo é de recursos tecnológicos, respeito a autonomia do professor, psicólogos, para atender nossas crianças que sofrem abusos em seus lares e um basta na violência provocada pelos traficantes que estão frequentando nossas escolas e viciando nossos jovens.
Parabéns! Texto muito bem produzido. Não podemos calar diante de tamanha aberração.
Escola é lugar de desenvolver o raciocínio crítico, de saber interpretar e como fazer isso sem abertura para o diálogo, a discussão, a crítica?
Que bom que esse grupo de escolas tenha se posicionado sobre os futuros rumos da educação no Brasil. Cabe pensar se o novo Ministro terá condições e interesse em compreendê-la. Espero que sim.
Perfeito. Vocês conseguiram sintetizar neste texto, tudo o que penso e todas minhas preocupações acerca deste novo ministério da educação. São retrógrados e não têm um plano de ação efetivo para melhorar a transmissão do conhecimento da educação básica para nossas crianças. Ficam batendo em teclas perversas de doutrinação é ideologia de gênero é perdem o verdadeiro foco. A educação, o conhecimento, devem fazer sentido para o aluno.
O homem é corrompível! O jovem de hoje precisa de disciplina, ordem e hierarquia. O marxismo implantado nas escolas fazem do aluno mestre do professor e este, subproduto da escola. O aluno faz o que lhe aprouver. Os alunos de escola pública, este, que é a maioria, nada sabe por ter professores descompromissados. Ouçam-lhes. Eles desanimam com a escola por não terem o desafio, o compromisso como gestora de suas metas. Se estudar, passo. Se não estudar, passo também. Para os infernos com os estudos então! Professores que cobram, que exigem são rechaçados até mesmo entre os professores e se os alunos se revoltam, a corda arrebenta para o lado deles. A prova tem que ser fácil, o trabalho, entregam se desejarem. NÃO DA NADA! Segundo eles… Sou professor e sem disciplina, punição e valorização da educação. Nenhuma ideologia funcionará. A marxista sai na vantagem, afinal, quanto mais burros, mais cedem aos afagos da vida boa prometida pelo estado igualitário.
Perfeito!
Realmente lamentável a escolha desse senhor para ser ministro da Educação. Ideias retrógradas e total mente na contra mão de todo o movimento educacional de qualidade no país. Temem a subversao do que consideram moral e patriotismo. Felizmente hoje contamos com o território livre da internet onde é possível veicular conhecimento e ampliar horizontes. Além disso a construção da subjetividade acontece de forma errática , os micropoderes estao em toda parte. Pretender controlar corações e mentes é balela e perda de tempo. Se o ministro acha que vai controlar o que as criancas e jovens pensam, leem , pesquisam na internet e conversam com os amigos está perdendo tempo. Se continuar demonizando a figura do professor só vai contribuir pra diminuir ainda mais a demanda pela profissão. Sei que a vigilância sobre esse senhor precisa ser forte. Mas seus planos nao vao muito longe. As críticas virão de todos os lados. A começar pelos próprios alunos. Podem apostar. Gostei de conhecer o grupo Critique. Um dos meus filhos, hoje já adulto e doutor em psicologia pela PUCRio foi aluno da Escola Parque, da qual guardo as melhores lembranças. E ele também. Parabéns pelo trabalho de todos.
Excelente iniciativa do grupo Critique. Pensamento crítico é fundamental para a construção de uma educação transformadora.
Sensacional esta carta! Exatamente o que penso sobre Educação e seu papel na sociedade. É é exatamente o contrário de como se pensa educação no Brasil. É agora, ainda mais,. Brilhante, parabéns pelo posicionamento. Oxalá acorde muita gente por aí…
Sensacional esta carta! Exatamente o que penso sobre Educação e seu papel na sociedade. É é exatamente o contrário de como se pensa educação no Brasil. É agora, ainda mais,. Brilhante, parabéns pelo posicionamento. Oxalá acorde muita gente por aí…
Sem mais nada a colocar. Perfeita em todos os argumentos. Esperamos que o ministro nos mostre que tudo o que estão falando esteja sendo feito por pessoas que querem colocar o atual governo numa situação ruim , passando assim a considerar essa carta na íntegra, entendendo a educação como algo maior e evoluída.
O grupo teve uma iniciativa que deveria ser tomada por todos os que trabalham com a educação brasileira. Os professores estão sendo vistos como inimigos da sociedade e nós, que estamos dentro da escola, sabemos o quão difícil tem sido a tarefa de fazer com que o aluno realmente aprenda. Necessitamos, com urgência, de políticas educacionais que nos ampare e não nos deixe mais perdidos.
Concordo!
Nossos alunos, professores e escolas precisam de: respeito, apoio, formação continuada, investimento pedagógico e não de cerceamento e policiamento.
Parabéns por essa iniciativa, a função da escola é desenvolver a capacidade cognitiva do educando, fazê-lo pensar e raciocinar, nunca tutelar e direcionalo para o viéz desejado, escola sem partido é uma ideologia ,o pluralismo é a maior fonte do progresso intelectual
Parabéns pela análise lúcida, objetiva e inteligente.
Que carta maravilhosa! Isso sim precisa viralizar!
Que carta maravilhosa!
Parabéns!
Compartilho….
Muito trabalho pela frente!
Excelente texto, parabéns aos colaboradores que trabalharam em sua construção, quiçá, um lampejo de bom senso leve o Senhor Ministro a refletir sobre suas declarações e, num gesto de maturidade intelectual, postura coerente que se espera de alguém com um lastro intelectual de tamanha envergadura. Caso contrário, serei forçado a acreditar que Rousseau, salvo engano, estaria coberto de razão quando advertiu que “o excesso de conhecimento pode nos levar a perda da sabedoria”!
👏👏👏👏
Parabens pela iniciativa do grupo, a educação é para humanidade o mesmo que o oxigênio e água.
Assim me sinto chamada a participar dessa luta em defesa da Eduacação que faz do ser humano,ser pensante
e com liberdade de escolhas. Sou agricultora familiar, do Agreste Meridional do Estado de Pernnambuco, no golpe de 64 eu
tinha nove anos, já sabia ler mesmo morando na zona rural e filha de agricultores sem terra.Por ser teimosa cheguei as Universidades (UPE e UFCG-PB,
graças ao movimento Sindical -CONTAG, tenho convicção o quanto é fundamental almentação saudável, conhecimento e liberdade. Tudo que já tinhamos pouco, e estamos correndo riscos de perder…
Ótimo, Marabilhoso, libertário, justo e perfeitamente consciente. Palmas, vivas…palmas,,,vivas. Assim seremos um país consciente e atualizado.PALMAS
Excelente Crítica. Parabéns aos autores!
Olá!
Este texto representa o que também penso!
Obrigada por, colocarem de forma tão lúcida, o que uma imensa parcela de brasileiros e brasileiras pensa.
Como professor da educação básica há mais de 20 anos, gostaria de parabenizar os integrantes do grupo pela excelente iniciativa e pelo breve texto. Me representam. Agradeço.
Um apelo aos responsáveis pelas políticas a serem adotadas na área da educação para que ajam com sensatez!
O que não é o que tem sido demonstrado até agora.
Vamos torcer para que ouçam.
Porque não formaram esse grupo a 13 anos atrás???
Alguma coisa do que solicitaram foi feito nesse período???
Educação básica e fundamental tem que ser técnica.
Concordo com parte da carta, para ensino médio e superior.
A verdade é que nossa educação piorou, e muito, nos últimos 3p anos. O PT teve 15 para tentar arrumar, e piorou.
Vamos aguardar.
Estou confiante neste novo período que se inicia
Muito bom!
Excelente. Se eles não entederem talvez seja preciso desenhar.
Parabéns pela carta e por minha defesa. Eu como licenciando sinto-me representado por este manifesto em defesa da educação e da futura população brasileira.
Eles acham que as crianças ao adentrarem em sala de aula passam a ser seus filhos e possam ser transformados em zumbis da esquerda, numa boa e sem qualquer risco de punições….. Isso sim te que acabar urgentemente!!! Mas é inegável que também exista desde período de governo Petista, a aprovação de alunos queimando etapas de aprendizado nas escolas, e desta forma passar a imagem falsa de um país com baixo índice de analfabetismo! Vergonhoso!!
Queria dar parabéns ao Grupo de Escolas Critique por visar assuntos tão importantes! Não conheço o Grupo mas já admiro. Não temos mais espaço pro retrocesso, e ainda tá na HR de falar sobre diferenças sim, pois saber respeita-las é essencial! Desde já obrigado pela carta, precisamos de melhorias em escolas e na formação de profissionais e não em assuntos específicos (que tem que ser debatidos em sala de aula)! A arte do saber tem que chegar a todos!
Estou emocionada e identificada com a forma e conteúdo desta carta. A crítica consistente, clara e qualificadora ao Ministro é uma convocação à atitude moral e ética dessa posição que ele ocupa. Que sua formação junto a sua sensibilidade não nos decepcione. Parabéns ao grupo autor dessa carta maravilhosa!
Parabéns pela linda iniciativa de expor os absurdos que chegam dos novos dirigentes do Brasil e seu séquito de imbecis.
Perfeito. Acredito, no entanto, que o atual ministro não tem condições intelectuais para entender essa crítica, pois se trata de um fanático religioso, fundamentalista e fascistóide.
Exatamente isso que penso. Com 15, quinze anos de experiência em direção e 15 anos como professora de sala de aulas.Portanto, 30 anos de trabalho em Educação básica, Fundamental e medio
Pensamos ser muito importante que nossos jovens saibam pensar, criticar, analisar…
Precisamos de uma proposta que busque a formação humana!
Assino embaixo carta tão lúcida e comprometida com o bem-estar de toda a população brasileira e com a viabilidade do nosso Brasil. Educar para não morrer!
Excelente!! Gostaria de saber que escolas fazem parte desse grupo. Agradeço se puderem me retornar!!!
Excelente explanação! Objetiva e incisiva! Parabéns!
Sou formada em engenharia mecatrônica, e ao ler este texto enviado ao Ministro só tenho a dizer que sou muito grata por lutar por toda a educação deste país, sempre estudei em escola publica e as oportunidades vieram de esforço e dedicação com as ferramentas que eu tinha em mãos. Vivenciei como é dificil estudar quando não se tem possibilidade para tal, e hoje o Grupo Critique mostrou que a luta não está perdida, que a educação deste país não está abandona, senhores e senhoras que representam este grupo vocês tem meu total respeito.
Obrigada.
Ler esta carta é um alento. Como artista, professora e mulher senti representado em cada linha todas as minhas reflexões, anseios e dúvidas sobre o momento dificil em que vivemos. Gratidão
Parabéns a essas escolas. Carta firme e de grande contribuição para a educação brasileira. Não
correspondência esclarecedora e deixando claro que não deve haver qualquer tipo de tutela aos educadores. O conhecimento deve ser universalizado e aberto sempre à reflexão.
Perfeitas e reais declarações, precisamos nos mobilizar para a não aceitação desse pensamento absurdo e incoerente.
Só pessoas com todo esse conhecimento da realidade e amor pela verdadeira educação, poderiam se reunir e escrever essa Carta ao Ministro da Educação. Grupo de Escolas Critique. obrigada. Parabéns.
Excelente carta aberta destas escolas ao Ministro da Educação, bem como aos professores que tanto são discriminados e aos alunos, e também esclarecedora as famílias, e a toda sociedade brasileira que neste momento começa a ver e sentir retrocessos em vários setores da administração federal brasileira.
Boa tarde
Sou professora da rede do Estado de SP, ao ler está carta me emocionei, justamente por pensar exatamente como os senhores descreveram a Educação e a realidade da Escola pública.
Apoiado
Excelente a Carta. Espero que todos, TODOS mesmo, os pais/ responsáveis leiam passando a ser nosso “Grito de Liberdade” antes que tardia!🔺
Corajoso e extremamente sério, o texto defende a educação como patrimônio nacional dessa política de retrocesso e prisão intelectual que o atual governo tenta impor.
Que carta maravilhosa! Parabéns queridos representa o grande pesar de nós profs. Estamos muito preocupados que rumo será dado a educação brasileira.
Um forte abraço
Parabéns ao grupo Escolas Critique! Sua carta ao ministro da Educação é impecável, incorrigível nos argumentos que apresenta na afirmação dos valores que podem e devem impulsionar o avanço de nossa sociedade. Sua carta nos esclarece e inspira. Obrigada pela defesa da escola e de seus professores! Obscurantismo nunca mais!
Parabéns ao Grupo de Escolas Critique!!!
É óbvio que temos que resistir à barbárie, retrocesso, a este bando de ignorantes que tomaram o poder, através de uma eleição supostamente legítima. Acho que só com a mobilização de pessoas que entendem de educação por formação e prática podemos despertar algo de racional nos governantes atuais.
Parabéns pela iniciativa, pela coragem do pronunciamento. Aqueles que amam a Pedagogia que liberta, não podem ser coniventes com as primeiras declarações do atual ministro, nem pelo retrocesso que se vislumbra. Há 30 anos atuo, milito na Educação Pública, sempre acreditando na autonomia, no processo de desenvolvimento do sujeito como ser único e social, na perspectiva de construir uma sociedade pautada nos muitos saberes, nas boas relações de convívio e respeito a natureza.
Parabéns ao grupo de escolas! Necessário a união e a rejeição a tantos absurdos provenientes do Ministério da Educação, além do Ministério dos Direitos Humanos, Mulher e Família, que remam totalmente contra a maré.
Parabéns ao grupo pela iniciativa.
Excelente pronunciamento. Parabéns pela iniciativa, mesmo porque vcs (elites) não serão tão atacados com a tal reforma, porque eles querem atingir a classe mais vulnerável. Sou aposentada, mas fui Supervisora de Ensino do Estado, portanto, sei da autonomia que as escolas particulares têm quando ao seu Projeto Pedagógico. Pela iniciativa desta carta, percebo a demonstração de solidariedade e a percepção de uma sociedade mais justa, principalmente para aqueles que mais necessitam. Só devo agradecer pela atitude tão propícia e real. Sou aposentada, mas uma ativista política prol à Educação, independente de partido.
Assino esta carta . Tudo que disseram e refletiram é verdadeiro e acredito .
Excelente reflexão parabéns aos autores
Muito obrigada.
Que Deus vos abençoe.
Concordo plenamente com o teor desta carta.
Uma carta corajosa, esclarecedora e absolutamente necessária ao entendimento não só dos desafios da educação brasileira, mas da sociedade brasileira como um todo. Conhecimento, liberdade, diversidade de pensamento valores caros a uma sociedade ainda, e sempre, em construção. PARABÉNS!!
Audacioso, relevante e esclarecedor. Espero que o Sr. Ministro possa se apropriar dessas informações a respeito da educação para que seu ministério não nos deixe herança que demoraria anos para consertar estragos que as suas propostas nos ameaçam.
Agradeço à essas escolas por gritarem por nós.
Completamente acertivo o texto. Sou a resistencia.
O BRASIL precisa colocar uma grade curricular que vise a: IIntelectualidade , Social, Moral, Científico, Academico.
L.C.A.M.C. SILVA
Excelente explicação e reflexão sobre a educação . Ótima a postura de vocês .
Gostei muito de ler esta carta. Espero que o ministro da educação também a leia com razão e sensibilidade, correspondendo com o que esperamos de uma autoridade em educação . Penso que nesta mensagem estão contidos de modo simples, claro, coerente e bem fundamentados os anseios de todos/as brasileiros/as.
Excelente! É isto que se espera de escolas como as que constituem este grupo.
Conhecimento significa libertação, autonomia, transgressão.
A escola tem como compromisso o desenvolvimento do pensamento crítico, formando cidadãos conscientes, participativos, solidários e criativos.
Louvável o manifesto das escolas ao ministro da educação. Posto que , são representantes da elite educacional e que de maneira elegante ressalta o verdadeiro papel da escola e do professor neste contexto de perseguição aos processos educacionais em face das pertenças promessas de retirar o país do caos econômico e cultural. Alertando que estamos a caminho do retrocesso com a ideologia da escola sem partido . Assim com o cabedal intelectual do ministro concluir que o Estado quer matar nos brasileiros do futuro seu potencial intelectual e os brilhantes profissionais que possamos ter. Um povo inerte e semvaçao cidadã.
Parabéns pelo comprimento sério que se apresenta no texto e contexto da carta.
Isso comprova a seriedade das instituições com sua missão na educação brasileira ultrapassando o discurso capitalista.
Excelente essa Carta do Grupo de Escolas Critique ao Ministro de Educação do Governo Bolsonaro. Espero que ele se sensibilize.
Acrescentaria que se empenhem ao máximo nas primeiras séries do Ensino Fundamental, pois acredito, que assim o aluno forme o gosto pelos estudos em todas as áreas do conhecimento.
Excelente, concordo com tudo o que está dito e faço lembrar a fala do saudoso Darcy Ribeiro: “A educação [deseducação] no Brasil não é um problema, é um projeto.”
Texto perfeito!! Mas como sabemos que o maior problema do “brasileiro” é a interpretação de texto, vai ser difícil uma pessoa que não tenha mente e aceitação abertas ao próximo, aceitar a discussão do texto. Eles se baseiam, acreditem e se espantem, em Olavo de Carvalho que de filósofo não tem nada.
Bela explanação! Vocês me representam!
importante que o ministério, o governo, conheça a opinião de quem tem o pé no chão da escola há muito tempo, e de quem vivenciou, nas últimas décadas, as políticas educacionais da nação. Importante também que saiba o que pensam os colégios de ponta do Brasil.
A escola deve ser um pólo para o desenvolvimento do pensar crítico e criativo. Rotular a escola de direita ou de esquerda é apequenar o livre pensamento humano.
Muito bom! Por mais iniciativas assim! Resistência e pressão se fazem urgentes!
Excelente carta. A educação, e de qualidade, precisa ser prioridade. A reforma do ensino médio (feita sem ouvir a sociedade) e a tal escola sem partido apontam para um retrocesso assustador. É hora de educadores, alunos/as e todos os seus familiares se manifestarem. Queremos educação que promova reflexão, senso crítico, criatividade, desenvolvimento verdadeiro sem censuras e punições. Para isso, precisamos de investimento na formação do corpo docente, na valorização do mesmo com salários mais justos e mais investimentos nas escolas, oferecendo condições para serem ambientes onde a criança e o adolescente tenham prazer e segurança para irem todos os dias. Educação é tudo na nossa vida!
Excelente!!!! Parabéns pelas palavras que representam o pensar da grande maioria de pessoas envolvidas com uma educação séria, responsável e de qualidade para o nosso país.
Bom saber que interlocutores não se calarão. Uma carta aberta é uma tentativa de mobilizar a reflexão. Quiçá o ministro a leia. Forte abraço!
Erica Mota, educadora na Educação Infantil
Concordo inteiramente com os termos da carta. Senti falta, entretanto, de uma referência à Base Nadional Comum Curricular -BNCC . Em se tratando de um documento idealizado e subscrito por escolas de educação básica não poderia ter sido omitido o enorme esforço que vem sendo feito para definir o que deve fundamentar e estruturar os currículos de todas as escolas brasileiras, públicas e particulares .É inaceitável que o Sr. Ministro da Educação em nenhum dos seus pronunciamentos tenha se referido à BNCC já homologada, na sua íntegra , pelos dois ministros anteriores . Desrespeito total.
Com essa ressalva espero que o Sr. Ministro da Educação reveja seus posicionamentos equivocados em relação às prioridades da educação no Brasil.
Belíssimo texto.
Maravilha de carta. Me representa.
Sem mais…
Artigo importante. Deveria ser divulgado em todos os meios de comunicação desse País.
Fico orgulhosa deste grupo que se manifesta abertamente contra as propostas, ou falta delas, deste ministério que se instala. Concordamos completamente com o conteúdo da carta e nos unimos ao apelo.
Excelente as colocações feitas nessa carta ao ministro.
Encantada com todo o contexto pública em resposta ao Ministro da Educação. Realmente não merecemos esse retrocesso. Precisamos sim, vencer desafios , criar novas propostas que dê conta de um mundo em constante transformação, retroceder seria desconstruir o que construímos até hoje. A Educação precisa de pessoas que estejam na frente com a capacidade de transformar, inovar, enfim capaz de perceber o estudante como um ser de luz , na sua totalidade. Realmente esse discurso sobre educação está tão obsoleto, que não imagina que alguém teria esse discurso … e se tratando de quem vai direcionar a Educação no nosso imenso Brasil, tornar-se uma ato de inteiro despreparo para tal. Acredito que essa visão em relação a Educação é de alguém que estava totalmente desconectado com os fatos reais, as novas descobertas e tantos mais … Existem umas dicas legais para atualização do nosso Exm° ministro: A Educação do Século XXI, BNCC, Escola 3.0, Educação Socioemocional, Educação Inclusiva, Sala de Aula Invertida, Educação Híbrida … alguns caras legais que trazem tantas informações necessárias para termos um novo olhar sobre a Educação. Há realmente muita coisa a falar sobre esse pensamento tão retrógrado. Pasmada …😔😔
Muito bom texto e resposta a uma cruzada, armada com o que ha de mais arcaico, quase medieval, do ponto de vista cronologico do saber, do pensar e do agir consciente.
O Ministro já voltou atras. Felizmente.
Como mãe de aluno do Ensino Médio, meu apoio total aos professores!!! Vocês são os VERDADEIROS HERÓIS desse país!!! Parabéns por não DESISTIREM e por tanto AMOR ao que fazem!!!
Parabéns, mas pessoas como esse vulgo ministro, não desejam nada na educação do Brasil.
Jô Soares disse ” O pior inimigo de um governo é um povo culto”
Excelente!!!! Orgulho de ter colocado minha filha para estudar na Escola Parque- Gávea. Escola que proporcionou um aprendizado crítico e humanista.
Esta carta me representa.