

Por Grupo de Escolas Critique
O Hino Nacional faz parte do repertório cultural que os alunos devem aprender na escola. Mas isso deve ser realizado em situações que façam sentido para alunos e professores. Cada escola encontrará a forma adequada de fazê-lo.
A relevância deste repertório não dá ao Ministério da Educação (MEC) o direito de orientar todos os estabelecimentos de ensino a perfilarem os alunos diante da bandeira para ouvir o slogan da campanha do atual governo e cantarem o Hino. Muito menos sugerir que os diretores das escolas filmem a cena e enviem ao ministério. Isso seria totalmente ilegal pois ninguém pode filmar menores sem a autorização de seus pais. Isso seria também totalmente descabido porque as escolas devem ter autonomia e manter a coerência com seus Projetos Pedagógicos.
Nós, do Grupo Critique, entendemos ser urgente que o Ministério da Educação se volte para os problemas reais e urgentes do setor no nosso país. Há muito a ser feito para que nossas crianças e jovens tenham acesso à educação de qualidade.
Por esta razão, sugerimos novamente que o ministro ouça os apelos dos educadores e se concentre nesse propósito.
Carta ao Ministro da Educação sobre a educação das crianças e jovens brasileiros
Imagem por Marcos Oliveira/Agência Senado
2 Comentários. Deixe novo
compartilho inteiramente das críticas feitas pelo Grupo Critique as inúmeras impropriedades cometidas pelo MEC em prejuízo principalmente das crianças e jovens.
Querem criar uma nova geração de robôs…nós pais, o corpo docente, dicente, e a sociedade crítica consciente como um todo, não permitiremos.
Eu não vejo problema em cantar o hino como eu cantava na minha infância! Acho que cantar o hino é um ato de amor a pátria, que faz muita falta hoje em dia, em que os valores estão totalmente invertidos! Esse é o primeiro passo para que o futuro do Brasil mude! Eu autorizo meu filho a cantar o hino e ser filmado pela escola!