

Por Grupo Critique – Centro Educacional Viva, Colégio Balão Vermelho / Mangabeiras, Escola Parque, Escola da Vila e Escola Viva
Sr. Ministro,
Esta é a segunda vez, no ano de 2019, que nos dirigimos ao titular da pasta de Educação para contribuir, com nosso conhecimento e experiência acumulados nos 50 anos de atuação profissional na Educação Básica, para a discussão de desempenhos questionáveis praticados por esse Ministério. Acreditamos que nossa opinião pode colaborar para uma reflexão sobre as atuações anunciadas recentemente.
Na nossa carta de março, pedíamos que o ministro da época apresentasse um plano para assegurar a aprendizagem das crianças brasileiras ao invés de se preocupar com doutrinação ideológica dentro das escolas. Até aqui, ainda não foi apresentado um plano completo para a educação brasileira. Só foram anunciadas medidas eventuais, que não parecem fazer parte de um planejamento amplo.
A primeira das medidas é o investimento na alfabetização – uma preocupação justa – mas como liderada por pessoas de fora da área, voltou a tratar da polêmica dos métodos, já superada, como sabem os especialistas no tema. O que os alunos precisam é ter livros, as escolas, bibliotecas, e os professores, formação. Outra medida anunciada, sem ligação com um programa completo de aprendizagem, é a militarização de escolas para disciplinar estudantes. Uma medida desnecessária porque professores e equipe pedagógica, profissionais da Educação, são formados para entender e lidar com as complexidades de apoiar o desenvolvimento intelectual e moral de crianças e jovens. O que importa numa escola é o encantamento com o conhecimento e não a rigidez da disciplina militar. Disciplina rígida costuma ter o resultado esconso de mediocrizar o conhecimento, inibir o questionamento e reprimir a criatividade.
Sr. Ministro, é preciso ter em mente que o mundo e várias escolas privadas estão trabalhando as competências necessárias para a vida no século XXI. Infelizmente, esse tipo de debate não está em nossas escolas públicas que, em sua grande maioria, não têm uma proposta para inserir os alunos na cultura digital, para prepará-los para resolver problemas reais, para a colaboração e a criatividade, rumos propostos por especialistas em Educação do mundo todo para a Educação Básica. Essa é uma das razões que promove a defasagem do cidadão brasileiro perante outros povos. O foco tem que estar na aprendizagem das crianças, não apenas dos conteúdos convencionais, mas das competências requeridas para o mundo atual.
O substancial corte de verbas que atinge universidades, instituições culturais e colégios de aplicação de excelência é incompreensível. Sr. Ministro, não deixe desmontar o que ainda existe da educação brasileira. Lembre-se que os professores de nossas escolas se formam nessas universidades. Sufocá-las, deixando-as à míngua, tem como resultado a falta de professores e o desaparecimento da pesquisa e da produção de conhecimento, essenciais para consolidar a identidade cultural do país.
Explicar os cortes pela necessidade de economia não se justifica. O conhecimento é um valor essencial, base do desenvolvimento das pessoas e, portanto, do país. A persistir a mentalidade de que o conhecimento é dispensável, o futuro do Brasil pagará um preço muito alto.
A Educação é a solução para sairmos da situação em que nos encontramos e caminharmos para participar do futuro global em igualdade de condições com os países mais desenvolvidos. O Brasil precisa do oposto do que está sendo feito. Precisa de investimento na infraestrutura das escolas e investimento na melhoria da aprendizagem, resgatando o respeito e o reconhecimento do professor porque é ele que prepara o futuro, que são as crianças e jovens do país. O professor merece incentivo e investimento e precisa sentir-se confortável para trazer questões complexas e, às vezes, polêmicas, para a sala de aula. A construção de conhecimento pressupõe desafios cognitivos e reflexão, e não a imposição de restrições.
Todos os países que se desenvolveram com sucesso deram atenção especial à Educação. É sempre bom repetir: o futuro de um país está na escola, está na Educação. Dispensar cursos que fundam o pensamento humano, como a Filosofia, que ensina a pensar desde a Antiguidade, e a Sociologia, que investiga e explica a realidade social, é o mesmo que desistir do país. O Sr. Ministro tem dito que teve experiência pessoal mal sucedida na universidade que frequentou, mas a política nacional para a Educação não pode estar atrelada a questões subjetivas. Cuidar da Educação de um país exige esforço para pensar grande, para sonhar com um futuro relevante.
Sr. Ministro, o senhor cursou uma faculdade, frequentou uma universidade, provavelmente preza livros, se informa sobre o mundo, reflete sobre o que lê e considera importante o desenvolvimento cultural do país. Mas como Educação não é sua área, seria propício dialogar com profissionais de Educação, que é um assunto muito complexo, muito mais do que pensam os que não são profissionais.
Arriscar a vida de universidades e escolas em nome de fazer economia, não é aceitável. Educação é muito importante para ser tratada apenas como uma questão de gerência de recursos. Aliás, governar também não é só gerir recursos. Governar exige sabedoria para eleger as prioridades de um país e, certamente, Educação é uma prioridade.
Educação, Sr. Ministro, não é despesa. Educação é investimento.
Imagem por Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil.
35 Comentários. Deixe novo
Parabéns ao Grupo Critique pelo posicionamento!!! Não é hora de ficar em cima do muro! Educação não é despesa, é investimento!!!
Excelente
Muito bom parabéns!
MUITO OBRIGADO POR ESSA CARTA AO SR. MINISTRO!
(AINDA ESTAMOS TRATANDO UMA PESSOA DESSAS COMO SENHOR)
Excelente! parabéns ao Grupo de Escolas e profissionais que compõem o Critique. Sou pai de dois alunos na educação infantil e vejo com grande preocupação a realidade que eles viverão no futuro de uma país que renega e deixa a educação como última ou nenhuma prioridade. É inaceitável e, como cidadão, sinto-me atingido e indignada com tal desprezo e incompetência à frente de tão importante tarefa. Parabéns mais uma vez e me sinto orgulhoso de ser representado de alguma forma pelo grupo.
Parabéns pelo texto e defesa das futuras gerações do nosso país. Precisamos mostrar nossas idéias com respeito e exigir esse respeito para com nossos professores e alunos. Pelo caminho que trilhados, atualmente, seremos uma nação muito pobre em conhecimento, cultura e desigualdades impensáveis nesse mundo globalizado!
Boa tarde,Sou estrangeiro e moro 20 anos no Brasil.Achei a carta interesante. Gostaria pf q vcs me reinviarem as cartas feitas para os governos Lula,Dilma e Temer quando teve os cortes.Creçi realmente do outro lado do mundo e me lembro muito bem de um discurso da canceler Angela Merkel numa re-eleçao. Ela simplesmente coloco a situaçao do pais na mesa e falou …temos q fechar o sinto…mais q um buraco pq estamos em phases deficil.E verdade q o gasto da educaçao no Brasil anda no nivel da Europa… ate assima???
Att
Excelente !
MARAVILHOSO! Muito importante para o momento!
Ótima reflexão e serve com certeza como base para que o ministério tome atitudes .
Perfeito o pensamento e a sugestão do que deve ser feito
Concordo totalmente com o conteúdo da carta e é extremamente importante se posicionar nesse momento.
Uma boa análise do contexto atual da Educação no Brasil. É inacreditável que o chefe máximo da Nação refira-se aos jovens, tratando-os de idiotas imbecis. É o cúmulo do absurdo.
Perfeito! Bela reflexao sobre a situacao da educação brasileira
Isso me representa. Obrigada.
Parabéns Escola Parque!
Educar pra formar homens, cidadão !
Aplaudir a iniciativa e suas consideracoes. E assino embaixo.
Quando a despesa é comprovada, sim ! Agora quando não tem comprovação, pode ser desviada.
Chega de roubarem a nossa educação.
POR UM BRASIL MELHOR !
Ilmo.Sr,Ministro
V.Exa. tens o meu apoio, a verba deve ser destinada a educação, e não ao superfaturamento, super salários e para “balburidias”, sem comprovação do investimento das verbas pelas universidades, CORTE, CORTE FIRME !
Grande abraço,
A.Benoliel
Somente profissionais com consolidado conhecimento na área da educação podem trazer informações sobre o risco da decisão dos atuais políticos em sua maioria totalmente desinformados, em querer economizar no único instrumento capaz de levar nosso país ao real desenvolvimento. Tristeza imensa por tais decisões impensadas!
Excelente mensagem! Clara, completa, objetiva e direta. Sem nenhuma insinuação de querer agredir alguém, muito pacífica. Infelizmente corremos o risco real de piorar o patamar da educação por medidas desesperadas do governo carregadas de grande subjetividade.
Concordo com tudo o que foi dito na carta e acho que o ministro da Educação sabe tudo isso. Porém, a política educacional do governo não é formar cidadãos bem instruídos e com senso crítico. É bem o contrário: é imbecilizar toda a população para que o governo não tenha que lidar com críticas nem confrontações quando tomar suas ações contínuas de “desgoverno”.
Sem educação não há solução, não se inicia a construção de uma casa pelo telhado.
Excelente argumentação!
Obrigada pela carta e endereçamento ao Ministro, mas senti falta do apoio EFETIVO dos professores, da Escola e do Grupo Investidor Bahema, que formou este Grupo Critique, no movimento expressivo que ocupou número significativo de cidades do Brasil para dar voz às idéias desta carta.
Nós pais e alunos da Vila tivemos que tomar a dianteira, pois o Grupo Critique priorizou o calendário da escola. Na Escola Viva o tom da direção foi preocupante e de certa forma coercitivo. Sabemos que o público de pais é muito diferente dos pais da Vila, mas lá os professores se organizaram num movimento legítimo e foram chamados a repensar, ou seja o Grupo Critique não conseguiu discernir a importância de bancar e contornar o que ali se impunha: o respeito à Educação, e à mobilizaçao. Espero que tenham conseguido fazer uma leitura do ocorrido e possam mostrar e honrar com o próprio nome do Grupo: Critique !
De alto nível os comentários. Não creio que esse governo possa sequer entender a mensagem
Concordo com a msg
🙏🙏🙏🙏👏👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Sim, Educação não é mercadoria. Não é um produto que se compra pronto! Educação é um processo, que vai se materializando a partir da evolução do conhecimento de nossa juventude.
muito boa carta. Pertinente e assertiva. Parabéns
muito boa carta, pertinente e assertiva. Parabéns
Excelente texto. Parabéns pela iniciativa e preocupação com Educação no seu contexto geral, pois em que pese estar falando de um lugar onde existem alunos em condições mais “privilegiadas”, a escola tem visão de mundo e sabe da importância da educação para todos, sem distinção de classes sociais. Investir na educação, na formação dos professores é primordial para um país que anseia o seu crescimento. O que estão fazendo com a educação é vergonhoso.
Maravilhoso. Concordo com cada vírgula.
Governar é administrar com uma visão holística. Requer sabedoria, e o mais relevante, pensar na população como seres humanos, que merecem respeito.
Parabéns pelo apoio! Precisamos de escolas comprometidas com a educação de verdade. Obrigada!