

Idealizado pelo Centro de Formação de Professores da Vila, o podcast “Critique em um instante” convida educadores e especialistas para falar sobre as notícias e principais acontecimentos no setor de educação.
Continuamos com a série de eventos “Onde tudo começa? – a escola e a família no centro do desenvolvimento das crianças” – que conta com a participação de especialistas convidados e de integrantes das equipes da escolas da Bahema Educação. E é uma programação voltada tanto pra educadores, quanto para famílias. E, para gente ir se preparando para cada um das conversas, gravamos podcasts com nossas convidadas e convidados que respondem a uma questão, relacionada ao tema de sua apresentação.
No podcast de hoje, a professora Zilma Ramos de Oliveira. Ouça, comente, compartilhe!
Séries Especiais – Onde Tudo Começa?
#1 As marcas da infância são indeléveis? – Ilana Katz
#2 O que é uma “infância feliz”? – Daniel Becker
#3 Como é possível tornar o mundo acolhedor para as crianças no contexto da pandemia? – Paulo Fochi
#4 Quando algo vai mal na infância – a medicalização das crianças. – Marilene Proença
#5 Em que a leitura das crianças difere da leitura dos adultos? Felipe Munita
#6 A criatividade é inata ou pode ser cultivada? – Ana Angélica Albano
#7 Qual o lugar e o valor da escola na infância? A função da educação infantil
Séries Especiais – Aproveite para ler
#1 Aproveite para ler – O ônibus de Rosa, lido por Paula Lisboa
#2 Aproveite para ler – Carol Mennocchi de Castilho
#3 Aproveite para ler – Inês De Biase
#4 Aproveite para ler – Fernanda Passamai Perez
#5 Aproveite para ler – Fernanda Passamai Perez
#6 Aproveite para ler – Liana Nakamura
#7 Aproveite para ler – Luisa Ribeiro
#8 Aproveite para ler – Anita Dornelio Pinheiro
#9 Aproveite para ler – Paula Lisboa
#10 Aproveite para ler – Graciane Cunha
#11 Aproveite para ler – Fernanda Passamai Perez
#12 Aproveite para ler – Fernanda Passamai Perez
#13 Aproveite para ler – Paula Lisboa
#14 Aproveite para ler – Paula Lisboa
#15 Aproveite para ler – Janine Durand
#16 Aproveite para ler – Fernanda Passamai
#17 Aproveite para ler – Paula Lisboa
#18 Aproveite para ler – Paula Lisboa
Séries Especiais – Aprender e ensinar em tempos de quarentena: desafios da escola
#1 Aprender e ensinar em tempos de quarentena: desafios da escola – Rejane Maia
#2 Aprender e ensinar em tempos de quarentena: desafios da escola – Simone Gomes
#3 Aprender e ensinar nos tempos de quarentena: desafios da escola – Francisco Ferreira
#4 Aprender e ensinar nos tempos de quarentena: desafios da escola – Sérgio Porfírio
#5 Aprender e ensinar nos tempos de quarentena: em casa com as crianças – Catarina Gonçalves
#6 Aprender e ensinar nos tempos de quarentena: desafios da escola – Marcos Cesar Polifemi
#7 Os sentidos do corpo em tempos de quarentena – Marcos Mourão(Marcola)
#8 Algumas lições para a escola: reflexões sobre a pandemia – Patricia Lins e Silva
#9 Aprender e ensinar nos tempos de quarentena: desafios da escola – Verônica Bocchio
#10 Aprender e ensinar em tempos de quarentena: desafios da escola – Tayane Peixoto
#11 Aprender e ensinar nos tempos de quarentena: desafios da escola – Luciana Janovitz
#12 Aprender e ensinar em tempos de quarentena: desafios da escola – Luiza Módolo
#13 Aprender e ensinar em tempos de quarentena: desafios da escola – Viviane Monteiro
#14 Aprender e ensinar em tempos de quarentena: desafios da escola – Cristiane Motta
Episódios:
#01 Aluno em SP poderá ter 3 dependências sem repetir de ano – Sônia Barreira
#02 Professores o Brasil: novos cenários de formação – Unesco – Claudia Aratangy
#03 Pesquisa TIC – Educação – Helena Mendonça
#04 Ensino bilíngue – Sandra Durazzo
#05 “Conhecimento, a gente encontra por aí?” – Sonia Barreira
#06 “Suicídio, depressão, redes sociais e os jovens” – Lidia Aratangy
#07 “O novo professor no Ensino Médio” – Sérgio Porfírio
#08 “Os impactos do ECA na educação” – Antonio Ozorio Nunes
#09 “YouTube no lugar do professor?” – Sérgio Porfírio
#10 Dancinhas do Fortnite na escola – Marcos Mourão (Marcola)
#11 Vasco e São Paulo: sobre jogos e torcidas, no campo e na escola – Washington Nunes
#12 É possível não tratar de gênero e sexualidade na escola? – Sonia Barreira
#13 Precisamos falar sobre as queimadas? – Carlos Nascimento
#14 Olhar o mundo com olhos científicos – Fernanda Flores
#15 A sala de aula morreu? – Francisco Ferreira
#16 Escola: muito além do prolongamento do lar – Lidia Aratangy
#17 Esperança: um capital próprio da juventude – Simone Gomes
#18 Exposição e uso de dados na rede – uma discussão necessária com nossos estudantes – Helena Mendonça
#19 O prêmio “Melhor do Mundo” da Fifa e a inclusão – Washington Nunes
#20 Nas previsões para 2038, ninguém se arrisca a falar da escola – Patricia Lins e SilvaNas previsões para 2038, ninguém se arrisca a falar da escola – Patricia Lins e Silva
#21 Programa de escolas cívico-militares – uma ideia que já nasce anacrônica – Antonio Ozorio
#22 O corpo na escola – novos significados – Marcos Mourão
#23 Congresso Latinoamericano de Escrita e Leitura traz novas discussões na área – Miruna Kayano
#24 Inteligência artificial, liberdade de pensamento e sala de aula – Patricia Lins
#25 A dose certa de internet – Fermín Darmidjian
#26 Olhos na tela x olhos nos olhos – Fernanda Flores
#27 Talis – a percepção de educadores sobre carreira, formação e ambiente escolar – Claudia Aratangy
#28 Inclusão na perspectiva das diferenças: muito a aprender – Marília Costa
#29 Professor-modelo: uma questão de talento? – Sérgio Porfírio
#30 O desconhecido como ferramenta de formação – Daniela Munerato
#31 É preciso se reinventar – Patricia Lins
#32 O que se entende por alfabetização? Falsos dilemas e concepções – Silvia Colello
#33 Que tipos de propostas estamos oferecendo aos nossos alunos? – Rejane Maia
#34 Frustração não é desvio de rota – Lidia Aratangy
#35 A importância da educação midiática hoje – Luiza Moraes
#36 Educação em séries – Claudia Aratangy
#37 Desenho universal para aprendizagem: um desafio para as escolas – Rejane Maia
#38 Por que a reprovação aumenta no 6º ano? – Silvia Gasparian Colello
#39 Novela incentiva novos leitores – Janine Durand
#40 Desafios da avaliação do ensino bilíngue – Diana Pessoa
#41 Retrospectiva 2019 em educação – Parte 1 – Sérgio Porfírio
#42 Retrospectiva 2019 em educação – Parte 2 – Sonia Barreira
#43 A alfabetização e os suaves caminhos da memória – Sonia Barreira
#44 Programa “Conta pra mim”, do MEC, conta pra quem? – José Castilho
#45 Adaptação, um momento relevante – Andrea Polo
#46 Um tempero para seus pensamentos – Claudia Aratangy
#47 Querido Kobe Bryant – Washington Nunes
#48 Vouchers: saída para reduzir a desigualdade? – Patrícia Lins
#49 Internet segura. Segura mesmo? – Helena Mendonça
#50 Avaliação da leitura: fluência é sinônimo de compreensão? – Silvia Colello
#51 Educação bilíngue: estudos e reflexões – Diana Pessoa
#52 2020, ano de Olimpíadas e Paralimpíadas! Vamos pensar no Esporte da escola? – Marcos Mourão
#53 Romper com a monocronia escolar: saída para atender à diversidade – Miruna Kayano
#54 É possível ensinar a viver? – Luciana Janovitz
#55 Inteligência artificial na educação – questões éticas – Patrícia Lins e Silva
#56 Meninas e exatas: uma relação complicada? – Camilla Schiavo
#57 Para que podem servir as punições na escola? – Sonia Barreira
#58 Os adolescentes e o COVID-19 – Lidia Aratangy
#59 Em casa com as crianças: conversas importantes – Celia Flores
#60 Em casa com as crianças – Luciana Gerbovic
#61 Em casa com as crianças – Andrea Assef
#62 Fique em casa. Ainda que doa – Lidia Aratangy
#63 Como será a volta à escola? – Daniela Munerato
#64 Capitalismo de Vigilância, Tecnopolítica e Educação: sobre a Internet na pandemia – Helena Mendonça
#65 Qual seu conto de fadas favorito? Miruna Kayano
#66 Informe OEI: Efeitos da crise da Covid-19 na educação – Claudia Aratangy
#67 Pandemia, desigualdades e educação – Claudia Aratangy
#68 Do susto ao planejamento: o percurso das escolas Bahema na pandemia – Sonia Barreira
#69 Juventudes, sonhos e pandemia – Simone Gomes
#70 Experiências e reflexões no ensino remoto de Educação Física – Marcos Mourão
#71 Art Thinking: Caminhos para um ensino remoto mais criativo – Danilo Filho
#72 Crianças pequenas x telas: mudamos nossos limites na pandemia? – Katia Matunaga
#73 Conhecimentos matemáticos no ensino remoto: desafios e possibilidades – Aleksandra Franco
#74 As aprendizagens da gestão escolar em tempos de pandemia – Marilia Novaes
#75 A perspectiva inclusiva em tempos de pandemia – Cristina Antonino
#76 A organização das situações de aprendizagem em tempos de pandemia – Fátima Fonseca
#77 Breves reflexões sobre a conversa com Alfonso Bustos – Sonia Barreira
#78 Jogos – Matemática também no ensino remoto – Rejane Maia
#80 Um ano de Critique em um instante
#81 Compartilhar conhecimentos: uma boa prática – Cristiane Motta
#82 Um olhar para o corpo e o movimento em momentos de isolamento social – Washington Nunes
#83 Novos repertórios construídos pelos professores durante a pandemia – Eloiza Schumacher
#84 Duas palavras sobre alfabetização no ensino remoto – Daniela Munerato
#85 Programa “Conta pra mim” empobrece a leitura e subestima os leitores – Miruna Kayano
#86 Corpos vividos, corpos sentidos – Lidiane Torres
#87 As heranças de Quino, Mafalda e Pedro -Sonia Barreira e Rafael Ihara
#88 Badan, o velho. Um conto popular da região do Cáucaso – Paula Lisboa
#89 Aos mestres, com carinho – Claudia Aratangy
#90 Cesar Coll e a personalização da aprendizagem – Sonia Barreira
#91 Chaves para uma transformação educativa positiva – Rejane Maia
#92 Gamificação: engajando o imaginário na escola – Luciano Meira
#93 Percepções dos estudantes sobre o ensino remoto – Helena Mendonça
#94 Práticas de linguagem na Educação Infantil: do planejamento às intervenções – Daniela Munerato