

Alunos e alunas das escolas Parque, Vila, Viva e Mangabeiras se reúnem virtualmente para trocar experiências sobre a mobilização de suas comunidades na luta pelo clima.
Tudo começou quando alunas da Escola Parque, inspiradas pela ativista Greta Thunberg, formaram um coletivo para mobilizar ações em torno da questão climática. Esta iniciativa foi posteriormente relatada pelo professor Bruno Maia, no encontro Educação para a Sustentabilidade e durante a Residência Pedagógica vivida por professores das cinco escolas do Grupo Critique, na Escola Parque.
Com a empolgação dos representantes da Vila, Viva e Mangabeiras, o grupo decidiu estimular seus alunos e alunas para um encontro virtual sobre a temática. Assim, com a organização do professor Bruno, o encontro foi realizado com entusiasmo no dia 16 e promete ser o primeiro de muitos. Cada escola apresentou, na voz de seus alunos, suas iniciativas, resultados, dificuldades e perspectivas.
O Grupo Critique tem exatamente esta finalidade: fortalecer as propostas e vivências educacionais entre as escolas, e também, especialmente, a formação dada aos nossos alunos. Sabemos que vivem trajetórias escolares muito significativas, mas apostamos que trocas entre eles podem enriquecer e ampliar seus processos de aprendizagem e suas experiências pessoais neste mundo complexo.
Confira abaixo registro do encontro:
Leia também: Jovens da Vila pelo Clima, por Mateus Moreira.