

Diálogo do plano pedagógico com a língua lecionada e respeito à individualidade do aluno no processo de aprendizagem são os principais desafios no ensino de idiomas
Repensar a prática do ensino de idiomas é essencial para a elaboração de um bom projeto pedagógico. Sem “decoreba” e com muito significado, foi assim o Seminário “Perspectivas, visões e abordagens de ensino de idiomas na Educação Básica”, promovido pelo Critique nos dias 18, 19 e 20 de setembro.
Educadores da Escola da Vila, Escola Parque, Escola Viva, Centro Educacional Viva e Colégio Balão Vermelho/Mangabeiras reuniram-se em São Paulo para trocar experiências e debater, durante três dias, as melhores práticas no ensino de idiomas nas escolas. Cada uma das escolas mostrou um diagnóstico da situação atual do ensino de idiomas em suas instituições e, além disso, os educadores das escolas Critique tiveram a oportunidade de assistir quatro palestras externas sobre o tema.
Este foi o 3º Seminário realizado pelo grupo em 2019. No primeiro semestre, educadores das escolas Critique reuniram-se para o Seminário sobre Sustentabilidade e, em agosto, para um encontro sobre o novo Ensino Médio. A ideia dos encontros é identificar princípios compartilhados, fomentar trocas inspiradoras, elaborar textos e planejar ações comuns entre as escolas.
Os principais objetivos do encontro das escolas foram:
- Apresentar as muitas tendências teóricas no campo da aprendizagem da segunda língua e as principais polêmicas que a área enfrenta;
- Indicar diversas soluções práticas e funcionais que as escolas encontraram ou construíram em suas respectivas histórias institucionais e os desafios atuais que enfrentam;
- Explorar as possibilidades de encaminhamentos comuns, entre eles um sistema de avaliação interno ou externo que permita análise de resultados mais palpável;
- Apresentar e avaliar os recursos disponíveis, tais como propostas, cursos, produtos e assessores, e elaborar alguns princípios, tendências e perspectivas comuns.
No 1º dia do seminário, realizado na unidade Butantã da Escola da Vila, foram levantados questionamentos referentes aos principais desafios do ensino de idiomas: o impacto na alfabetização na educação infantil, o recorrente isolamento do inglês perante o plano pedagógico, ameaças ao espaço e autonomia do educador, e as defasagens na formação de professores. Antonieta Megale foi a responsável pela primeira palestra externa do seminário, “Ensino de inglês como língua estrangeira e educação bilíngue: breve histórico e perspectivas”, a fim de contextualizar a situação atual do ensino de inglês de maneira geral.
O 2º dia do Seminário foi realizado na sede da Bahema Educação, viabilizadora do Grupo Critique, dedicado a uma imersão nos referenciais teóricos. As palestrantes Fernanda Liberali e Sandra Rodrigues apresentaram, respectivamente, as palestras “Visões de ensino e aprendizagem: um panorama” e “Abordagens de ensino e aprendizagem para crianças pequenas”.
No 3ª e último dia de encontro, realizado na unidade de Ensino Médio da Escola Viva, contou com a palestra “Processos avaliativos”, por Sandra Durazzo, que abordou com profundidade o tema da implantação de um processo de avaliação formativa com instrumentos adequados. Para finalizar, o grupo analisou possibilidades de dar continuidade às trocas, a ideia de se construir um processo formativo para professores de idioma comum entre as escolas, e maneiras de incrementar a integração entre alunos do Critique no âmbito do aprendizado de idiomas.
Participaram do seminário os seguintes educadores:
Critique
- Sonia Maria Barreira
Centro Educacional Viva
- Ana Bomfim de Andrade
- Deise Sentoma
- Sabine Engel
Escola Parque
- Anna Paula Trindade Barreto de Azevedo
- Sonia Isabel Fabris
Escola da Vila
- Diana Pessoa de Almeida
- Fernanda Flores
- Gabriela Machado Galindo
Escola Viva
- Francisco Ferreira
- Gisele Pires Milani
- Thais Milano
Grupo Balão Vermelho
- Alessandra Latalisa De Sá
- Fernanda Miranda Barbosa
- Sérgio Porfírio da Silva
- Simone Gomes Pereira
Palestras externas
- Antonieta Megale
- Fernanda Liberali
- Sandra Rodrigues
- Sandra Tatiana B. Durazzo (Escola da Vila)
Confira as imagens do encontro na galeria abaixo: