

Projeto idealizado pela Escola Parque contou com a participação dos alunos da Mangabeiras Parque nesta edição
Podcast produzido pela Mangabeiras Parque, ouça já!
Sob a orientação do coordenador de sustentabilidade Bruno Maia, alunos do segundo ano do Ensino Médio da Escola Parque Unidade Gávea (RJ), do Grupo Critique, realizaram uma viagem de campo para a Amazônia nos dias 19 a 24 de agosto. A excursão, que atualmente integra o projeto Educar Para Sustentabilidade da Parque, nasceu a partir de trocas de experiências por meio de vídeos entre alunos da Parque e crianças ribeirinhas na Amazônia, realizadas em 2012 no período da Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, com sua primeira edição saindo do papel em 2014.
Nesta edição da viagem em 2019, alunos do segundo ano do Colégio Mangabeiras Parque, de Belo Horizonte (MG), participaram dos seis dias de campo a convite da Escola Parque. A preparação da escola mineira para a viagem começou desde o início das aulas do 2º semestre, em agosto, com leituras de notícias, reportagens referentes a demarcações de terras indígenas, informações sobre fiscalização, desmatamento, diminuição de apoio externo e fundos que anteriormente eram revertidos em apoio para comunidades na Amazônia, em projetos de sustentabilidade, preservação e conservação. Rubens Garcias, biólogo e tutor pedagógico do fundamental II do colégio Mangabeiras Parque, ressalta a importância da excursão de campo como “uma viagem muito pautada em questões atuais, questões políticas, sociais e culturais”, considerando as múltiplas possibilidades de contextualizações que não se resumem apenas em conhecimento prático de matérias da base comum curricular.
O primeiro dia de viagem foi em Manaus e os seguintes, nas comunidades de Tumbira e Três Unidos. Foram realizadas atividades de integração com as comunidades locais, como pintura com tintas naturais em Três Unidos e oficinas de arco e flecha em Tumbira. As experiências foram tão ricas que renderam um podcast para a matéria de língua portuguesa, realizado pelos alunos e alunas da Mangabeiras Parque. O podcast, que conta com a participação de Roberto, líder da comunidade Tumbira, e Isolena, professora local, além de outros moradores e ativistas presentes na comunidade, pode ser acessado no começo deste texto.
Além da elaboração do podcast pelo Mangabeiras Parque e das atividades de imersão cultural, o coletivo de ativismo climático e ambiental Sempre Viva, formado por alunos e alunas da Escola Parque, fez uma ação conjunta com as escolas participantes na viagem de campo – Escola Municipal Santa Rita e Escola Estadual Thomas Lovejoy, realizando o plantio de mudas nativas para compensar as emissões de carbono do voo até Manaus. Para o coordenador Bruno Maia, a viagem foi essencial para o entendimento do bem viver, ideia proposta pelos povos originários e orientada por uma relação de harmonia com a natureza: “Ao entrar em contato direto com as comunidades tradicionais da região, os alunos podem conhecer elementos desse conceito, e refletir sobre as suas próprias realidades”.
Confira a galeria de imagens e vídeos da viagem abaixo.