

Por Sandra Baumel Durazzo – Núcleo de Internacionalização e Idiomas – Diretoria Pedagógica da Bahema Educação
No mundo atual, de fronteiras tênues, dominar diversas linguagens é uma das competências essenciais na formação pessoal e profissional de nossos alunos e alunas. Entre elas, as línguas estrangeiras, com destaque para inglês, dado seu caráter internacional de língua franca, que abre portas de acesso à produção científica, cultural e econômica do mundo inteiro.
Os profissionais das escolas do grupo Bahema Educação têm se debruçado sobre a função da avaliação no processo de formação dos estudantes. Em recente encontro com o professor Antoni Zabala, Presidente e diretor pedagógico do Institut de Recursos i Investigació per a la Formació de Barcelona, discutiu-se a função integradora da avaliação, que se define como aquela que permite extrair conclusões didáticas a partir do conhecimento sobre o saber dos alunos e alunas observado. Com esse propósito, será realizada uma avaliação de proficiência em inglês para todos os estudantes do 9o ano das escolas.
Os dados obtidos serão analisados e apresentados à equipe gestora de cada escola, para que se possa refletir sobre o currículo internacional de cada uma, e identificar oportunidades para aprimorar ainda mais as propostas existentes. Seja por meio de formação das equipes, inovação curricular e outras propostas derivadas da análise da proficiência alcançada pelos alunos e alunas, ao final do ensino fundamental.
O instrumento de avaliação, AAPPL, (ACTFL Assessment of Performance toward Proficiency in Languages), é desenvolvido pelo American Council of Teaching of Foreign Languages, instituição dedicada a iniciativas de ensino, aprendizagem e avaliação de idiomas. Os referenciais do AAPPL são correspondentes aos níveis de proficiência do CEFR – Common European Framework of Reference for Languages, hoje o referencial de língua estrangeira usado internacionalmente, e também pelas escolas do grupo, para orientar processos de ensino, aprendizagem e avaliação de proficiência linguística.
Além da credibilidade e eficiência desta instituição, seus testes dialogam com nossas referências pois avaliam a proficiência linguística em três dimensões comunicativas: interpessoal, produtiva e interpretativa, abarcando as quatro habilidades discursivas – speaking, listening, writing e reading. O resultado individual é apresentado na forma de um relatório descrevendo o nível de proficiência demonstrado em cada habilidade discursiva, acompanhado de sugestões para continuar a aprimorar a proficiência linguística.
Um processo avaliativo com essas características permite a análise da oferta educativa, o ajuste curricular, e feedback processual, favorecendo assim o aperfeiçoamento das escolas, a construção de uma série histórica de indicadores e a análise de performance dos alunos.
A realização periódica destas avaliações vai garantir acesso a dados comparativos e análise da eficácia das medidas implementadas, além de inovações a partir de resultados alcançados. Ao aplicar a mesma prova e centralizar a análise de resultados, as escolas da Bahema Educação também se beneficiam com a troca de experiências entre diferentes escolas, potencializando o alcance das metas para a área.