Fundada em 1972, a Escola Balão Vermelho, localizada no bairro Mangabeiras, em Belo Horizonte, já nasceu com a proposta de contribuir para a construção da cidadania e autonomia dos alunos, preparando-os para uma maior capacidade de reflexão, valorização da diversidade e respeito ao outro. Desde sua inauguração, adota uma metodologia e currículo abertos às transformações socioculturais características da sociedade contemporânea. Atualmente a escola é referência na cidade.
O Colégio Mangabeiras Parque abriu as portas em 2018, como uma continuidade de do projeto pedagógico da Escola Balão Vermelho, para receber os alunos do Ensino Médio. Para dar suporte ao desenvolvimento do projeto, o Colégio Mangabeiras contou com a expertise da Escola Parque, referência no ensino construtivista, no Rio de Janeiro.
A Escola Parque está localizada nos bairros da Gávea e da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e se propõe a preparar seus alunos para a vida, com pensamento crítico, em um mundo de permanente transformação. Desde 1970, quando foi fundada, trabalha com uma postura de reflexão contínua alinhada com um projeto pedagógico fundamentado no construtivismo. Alunos da Educação Infantil e dos Ensinos Fundamental e Médio têm acesso a projetos e discussões atuais, que incluem formação ética, tecnologia, cultura e sustentabilidade.
A Escola da Vila iniciou seu projeto pedagógico em 1980, em São Paulo, com o objetivo de educar crianças de 2 a 6 anos e formar professores através de seu Centro de Formação. Seus fundadores, todos professores, compartilhavam o desejo de trabalhar na vanguarda do pensamento sobre educação escolar no país. Nesses anos de trabalho, ampliou o atendimento escolar até o Ensino Médio e construiu um projeto pedagógico que se concretiza com bases conceituais sólidas, por meio de uma metodologia e currículo sempre abertos às atualizações que os desenvolvimentos socioculturais pressupõem.
A Escola Viva nasceu em 1978, em São Paulo, a partir do Atelier: Arte Expressão, um espaço criado para que as crianças tivessem a experiência da livre expressão e o contato com múltiplas linguagens. Com os anos, foi expandindo seu projeto pedagógico do Ensino Infantil para o Fundamental e, em 2010, inaugurou o Ensino Médio. Ao longo dos seus 40 anos, a Escola Viva esteve sempre atenta às transformações do mundo, traduzindo novas ideias e paradigmas para incluí-los na prática educativa. Formar pessoas com competência e sensibilidade para compreender e produzir conhecimento em ambientes colaborativos e gerar soluções inovadoras é o propósito da escola.
O Centro Educacional Viva surgiu, há cerca de 15 anos , como resultado de discussões acerca do processo educativo em sucessivos encontros pedagógicos, onde foram desenvolvidas pesquisas, estudos e trabalhos diretamente relacionados ao processo de ensinar/aprender. Nossa missão é contribuir para formar pessoas com pensamentos autônomos, que reconheçam o valor do conhecimento e saibam fazer uso dele de forma criativa. É prepará-las para os debates que marcam este século, seja no campo das revoluções científicas, políticas ou sociais. É formar cidadãos éticos, capazes de atuar na sociedade de forma crítica.
O Colégio Apoio, localizado em Recife-PE, teve início no “Núcleo de Assessoria Apoio” em 1985, formado pelas sócias fundadoras da instituição. Dois anos depois, o colégio surgiu atendendo alunos na educação infantil e 1ª série, expandindo sua atuação para as turmas restantes do fundamental I em 1988, e para o fundamental II em 1995. Referência há 35 anos na educação construtivista recifense, o Apoio tem como missão oferecer ensino voltado para a autonomia moral e intelectual dos estudantes, com a finalidade maior de gerar ações transformadoras na sociedade.
A Escola Autonomia, localizada em Florianópolis (SC), foi fundada em 1991 por um grupo de professoras que idealizavam uma escola com princípios humanistas e com propostas pedagógicas condizentes com a realidade contemporânea. Ao longos dos anos, ampliou seu atendimento da Educação Infantil para o Fundamental e, em 1998, inaugurou o Ensino Médio. Há quase 30 anos, o Autonomia trabalha para que seus alunos possam atuar com autonomia, criticidade e alegria no contexto em que vivem, vinculando o saber a uma prática social.
